Cansanção comemora construção de 151 cisternas adquiridas através do STR

1117

Os agricultores familiares de Cansanção estão comemorando a aquisição de 151 Cisternas de 52 mil litros de água para produção de alimento adquiridas através de parcerias do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município com a ASA, APAEB de Serrinha e FATRES.

A APAEB Serrinha realizou nos meses de março e abril uma capacitação de pedreiros para construção de cisternas calçadão e de enxurrada.  A atividade foi uma das ações do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante o curso foram construídas as primeiras cisternas e capacitados oito aprendizes. ‘’Foi muito proveitoso. Nem só para mim, mas para os aprendizes que estão tendo a oportunidade de aprender algo novo. São esforçados, querem aprender. Posso assegurar que estes aprendizes estão preparados para construir qualquer tipo de cisterna’’, afirma um dos instrutores do curso, Seu Vicente de Almeida.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção, Alex Ferreira, já é possível ver no olhar dos agricultores e agricultoras a felicidade de ver as primeiras cisternas sendo construídas.

“Enquanto representante da agricultura familiar me sinto muito feliz em ver os nossos agricultores e agricultoras felizes. Este é um projeto de libertação, pois daqui para frente eles vão ter como armazenar água nas cisternas e continuar produzindo e, consequentemente, melhorar a produção. O Sindicato está à disposição, com todo suporte técnico, para acompanhar e orientar esses agricultores neste importante passo”, afirma Alex.

ASCOM/STR