Agentes de Saúde agradecem administração pelo cumprimento ao novo piso salarial

11216044_814860081934582_273635402_nAgentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias promoveram uma reunião de confraternização na manhã desta sexta-feira (15) para agradecer ao prefeito Ranulfo Gomes e a primeira-dama Vilma Rosa, pela implantação do piso salarial nacional no município.

Os agentes passaram a receber R$ 1.014, mais acréscimos de 20% de adicional de insalubridade, além de outras vantagens inerentes à profissão. Atualmente, Cansanção possui 71 Agentes Comunitários de Saúde e 31 Agentes de Combate às Endemias.

“Temos muita satisfação em cumprir o piso nacional da categoria, os valores já serão aplicados. Fazemos isso porque sabemos da importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde como estratégia fundamental na nossa política de saúde preventiva”, afirmou Ranulfo.

Sobre a profissão

Os agentes comunitários são responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. Dentro das suas atribuições eles devem ir às casas, reconhecer a realidade das pessoas, orientar para uma alimentação saudável, verificar se o paciente controla os problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, se as crianças estão em dia com a vacinação e se as gestantes fazem acompanhamento na unidade de saúde mais próxima.