O CAPS de Cansanção realizou na manhã desta terça-feira (14) uma caminhada em prol do Movimento Antimanicomial.
O movimento prega a organização e transformação dos Serviços Psiquiátricos no país. O Movimento acontece tradicionalmente no dia 18 de maio em todo o país, porém os pacientes do CAPS de Cansanção resolveram antecipar.
De forma descontraída, os pacientes e funcionários da unidade psicossocial de Cansanção percorreram as principais ruas da cidade cantando e carregando faixas em apoio ao movimento.
Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.
O CAPS é composto por equipes multiprofissionais, com presença psiquiatra, enfermeiros, psicólogos e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS de Cansanção é compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades que beneficiam dezenas de pacientes. (ASCOM/PMC)