Fogo Simbólico é recepcionado na Quadra de Esportes

Na tarde deste sábado (31), chegou a Cansanção a tocha olímpica da 44ª Corrida do fogo simbólico da região sisaleira.

O fogo foi recepcionado na Quadra de esportes pelo prefeito Ranulfo Gomes e ficará aceso até o dia 7 de setembro simbolizando a semana da pátria, período em que as escolas do município realizarão competições esportivas no local.

Corrida do fogo simbólico

Tudo começou em 1.969, quando os percursores e Idealizadores: Cleon Gonçalves, Tenente Brito, Jecy Pinho, Manoel Paes (ex-delegado de Serrinha), Alvaro Ferreira, Carlos de Freitas (ex-prefeito de Serrinha) realizaram a proeza de trazer a Tocha Olímpica da cidade de Olindina à Serrinha. E desse dia em diante, o Fogo Simbólico se expandiu e através do árduo trabalho do professor Luiz, Milton Conceição e toda uma equipe que ao longo desses 43 anos vem renovando as forças a cada edição para manter a chama acesa e fortalecer a difusão do civismo no Brasil.

A Origem do Fogo Simbólico da Pátria

O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.
Levada a ideia à LIGA DA DEFESA NACIONAL, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA.