Aconteceu no dia 27 de Setembro, no Colégio Estadual Senhor do Bomfim a II Conferência Municipal de Cultura de Cansanção. O evento debateu o tema “Planejar é preciso” Consolidação dos Planos de Cultura, a implantação do Plano Municipal de Cultura.
Durante o evento acontecem diversas atividades, entre palestras, fóruns e apresentações. Também foram eleitos5 delegados que participarem da Conferência Territorial que aconteceu nos dias 28 e 29 de Setembro na cidade de Serrinha.
As conferências são espaços destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos. “As propostas finais serão apresentadas como projetos que comprovarão o Plano Municipal de Cultura”, informa a chefe do departamento de Cultura Thais Macedo.
Como resultado final da Conferência foram apresentadas 14 propostas municipais, com destaque para o Centro Cultural e propostas de legislação municipal.
São elas:
- Teatro Expressão e Vida (Formação de grupos de teatro direcionados a questão culturais com incentivo a arte.)
- Dançar é Cultura (Formação de grupos de dança direcionada a questões culturais como incentivo a arte)
- Capacitação Dos Gestores de Cultura local (Diagnóstico e valorização das Culturas presentes no município)
- Implantação e Conselho Municipal (Criação de um grupo atuante e demográfico)
- Elos de Cadeias produtivas (Gerenciar recursos de forma sustentável de modo a garantir o melhoramento das culturas com base na segurança alimenta e através da cultura da mandioca)
- Turismo Educacional e Cultural (Valorizar o resgate social e cultural com a criação de calendário anual de respectivas datas comemorativas)
- Revitalização do Tanque Grande (Resgatar o valor histórico e económico do Tanque Grande e sua despoluição)
- Festejos Populares (Resgatar os valores de cada festejo de acordo com a realidade local)
- Biblioteca Viva (Possibilitar maior apoio as atividades relacionadas a biblioteca envolvendo as escolas municipais)
- Memória (Criação de um acevo com o objetivo histórico do município e povoado)
- Criação de Museu (Construção de um espaço que tem como objetivo resgatar os valores culturais e históricos da população cansançãoense)
- Centro Cultural (Construção de um espaço para realização de atividades culturais como alternativa de lazer)
Por: Edna Andrade e Lucas Alves