A Prefeitura em parceria com a Funasa – Fundação Nacional de Saúde e Consulplan apresentou na última quarta-feira (30) à população Cansançãoense, a metodologia que será aplicada para a construção do Plano municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município. O Seminário contou com a presença do prefeito Ranulfo Gomes, secretário Frederico Macedo, vereadores, representante da EBDA, EMBASA, APLB, de associações de bairros e povoados, 28º Batalhão do Exército de Aracaju, Comissão da água “ONG” e populares.
O Prefeito iniciou citando a importância do PMSB para a cidade relatando a necessidade dos municípios se enquadrar perante a lei 11.445/2007. Os mesmos que não atender a exigências, sofrerão penalidades como Multas e poderão responder processo junto a Lei de Responsabilidade Fiscal. Destacou também que a cidade está à frente em relação aos municípios do Território do Sisal. Tendo em vista que o Plano tem um horizonte de 20 anos com manutenção a cada quatro e quatro anos, sendo assim, atenderá as próximas 05 gestões. Em seguida foi passada a palavra ao representante do Exercido o Tenente Mayke Alves que relatou a importância do Plano junto ao Abastecimento de água potável para área rural, que no momento está sendo atendida através de carro pipa pelo Programa do governo Federal “Operação carro pipa”. Em seguida foi passada a palavra para a representante da FUNASA Engª Elidiane Mansur relatando o histórico do convênio e fundamentou a participação da Instituição na construção do Plano.
A Consulplan, representado pelo seu diretor administrativo Sr. Valdemar Borges descrevendo a metodologia, como a importância da participação de toda a população Cansançãoense já que o Plano é participativo. Citou também os quatro condicionantes do Saneamento: Água potável em quantidade e regularidade, Manejo de resíduos sólidos, Esgotamento sanitário e Manejo de águas pluviais colocando à disposição toda a equipe técnica para melhor esclarecimento a comunidade.