Cansanção comemorou o seu 55° aniversário de emancipação política

2114

A cidade de Cansanção completou 55 anos de emancipação política nessa segunda-feira, dia 12 de Agosto. No entanto, as festividades foram antecipadas pela prefeitura e aconteceram ontem, dia 11.

Eventos culturais marcaram as comemorações durante o dia. No início da noite aconteceu um concurso de bandas e fanfarras, que contou com a participação de várias cidades da região. Em seguida, houve a tradicional cerimônia do corte do bolo, realizado pelo prefeito Ranufo Gomes, o vice-prefeito Paulinho, o secretário executivo Frederico Macedo e os vereadores. A festa dançante teve início por volta meia noite com o cantor Rosí Matos, teve continuidade com Paixão Latina, Ponto G, Rebolart e foi finalizada pelo “Rei da pisadinha”, Nelson Nascimento, que manteve um bom público na praça José Ambrósio Modesto até o dia amanhecer.

Um pouco sobre Cansanção

Até final da década de 50 foi ligado política e administrativamente a Monte Santo. O seu primeiro prefeito foi o comerciante João Andrade.

Localizado nordeste da Bahia, Cansanção tem uma história que remota ao final do século XIX, quando os primeiros moradores construíram suas casas em parte do terreno da fazenda com mesmo nome, que pertencia a Luiz Buraqueira. Foi ponto de descanso das tropas federais que rumavam a Canudos, para combater Antônio Conselheiros e seus seguidores.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cansanção tem, hoje, 32.908 habitantes. No final da década de 50, quando foi emancipado, contava com pouco mais de 12 mil moradores. O município se destaca pelo clima ameno – média anual de 23º, a alegria e hospitalidade do seu povo, e a sua beleza natural.

Para orgulho dos cansançãoenses, a cidade é citada no romance-reportagem “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que relata, numa visão pouco romanceada, a Guerra de Canudos. Os escritor contou que assistiu a missa numa casa modesta e se admirou com a força física de Luiz Buraqueira, apesar dos 80 anos.

Vídeo:

[nggallery id=30]